sábado , 19 agosto 2017
Home / Filmes / Humanidade colocada à prova em Planeta dos Macacos – A Guerra [Resenha]
war-for-the-planet-of-the-apes-poster1

Humanidade colocada à prova em Planeta dos Macacos – A Guerra [Resenha]

Dando prosseguimento ao reboot da franquia, Planeta dos Macacos – A Guerra é um lançamento de ação, ficção científica e drama que definitivamente não decepciona o público.
O filme prossegue a história de Planeta dos Macacos: A Origem (2011) e Planeta dos Macacos: O Confronto (2014), e através dos conflitos entre símios e homens explicita como é tênue a linha que nos separa dos animais.

Sob a direção de Matt Reeves (Cloverfield 2008, e Let Me In 2010) acompanhamos o primata Cesar (Andy Serkis) em sua jornada para encontrar o lar para seu grupo de macacos inteligentes enquanto precisa combater o Coronel (Woody Harrelson), militar fanático que, com seus seguidores, persegue, captura e mata macacos.

O tom do filme é profundo, oscilando entre o drama da relação entre humanos e símios e as divergências internas dos dois grupos. O roteiro relaciona as histórias de Cesar e o Coronel, e ambos precisam encarar a iminência da extinção da raça humana e a progressiva perda de sua ‘humanidade’ por conta do ódio e falta de empatia.

Cesar tem uma obrigação para com seus semelhantes, contudo sabe que não será possível salva-los sem enfrentar o Coronel, o que nos direciona o para um caminho de traições e sacrifícios onde o filme transmite uma constante tensão pairando sobre os personagens.

Os cenários são magníficos, desde a floresta chuvosa até as montanhas nevadas e a ensolarada planície, e os efeitos visuais são de tirar o fôlego. A expressão dos primatas é de qualidade sem igual. Podemos notar nuances sutis na expressão de Maurice (Karin Konoval), Rocket (Terry Notary) e Bad Ape (Steve Zahn). No momento em que o Coronel comenta como os olhos de Cesar parecem humanos essas palavras traduzem com precisão o pensamento da plateia. A atuação dos personagens humanos também não deixa a desejar: a atriz Amiah Miller, no papel de Nova, consegue criar com maestria o elo emocional que vai conectar os telespectadores com os personagens.

Planeta dos Macacos – A Guerra  é um ótimo filme, mesmo para quem não assistiu os anteriores ou está por fora da história.
Tem data de estreia no Brasil de 3 de agosto desse ano. Confira o trailer:

Deixe o seu comentário

Comentários

Sobre Augus

Augus
Escritor, músico, contemplador do design do universo e sempre estudando a forma como o destino se organiza. Apreciador sincero da arte e filosofia, e crítico imparcial da cultura nerd mainstream e underground, tenho colaborado com o Projeto JoKenPo desde sua criação.

Check Also

landscape-1490264939-death-note-netflix

NETFLIX LIBERA VÍDEO COM CENAS INÉDITAS DO LIVE DE DEATH NOTE

A adaptação live-action de Death Note chega ao Netflix este mês, e a companhia revelou ...